ANA CANNAS DELGADO MARTINS

Directora do Arquivo Histórico Ultramarino.
Doutoramento em “Library and Information Studies” pela Universidade de Londres (School of Archive and Information Studies do University College London) com a tese “The Archives of the Portuguese Government during the residency of the Court in Brazil, 1808-1821” em publicação próxima pelo IAN/TT com o título Governação e Arquivos: D. João VI no Brasil.
Pós-graduação em Ciências Documentais: Opção de Arquivo, pela Faculdade de Letras de Lisboa.
Mestrado em História Moderna de Portugal pela Faculdade de Letras de Lisboa, cuja tese deu origem ao livro A Inquisição no Estado da Índia: Origens (1539-1560).
Assessora do Instituto de Investigação Científica Tropical desde Janeiro de 2007.
Técnica superior de Arquivo no IAN/TT entre 1990 e Julho de 2005, onde exerceu, entre outras actividades, a organização de exposições e de visitas, pesquisa documental e tratamento arquivístico. Entre Fevereiro de 2003 e Julho de 2005, desempenhou as funções de coordenadora do Gabinete de Estudos e Planeamento Técnico do IAN/TT.
Colaborou na docência da disciplina de Catalogação (Descrição em Arquivo) no Curso de Ciências Documentais da Faculdade de Letras de Lisboa.
Foi assistente estagiária no Departamento de História da mesma Faculdade.
Fez parte de uma equipa que desenvolveu um projecto relativo à catalogação informatizada dos processos-crime da Inquisição de Lisboa, enquanto assistente contratada no Instituto Gulbenkian de Ciência.

Fechar Janela