FILIPE MANUEL DOS SANTOS BENTO

Licenciatura em Engenharia Electrónica e Telecomunicações pela Universidade de Aveiro, pós-graduação em Engenharia Biomédica e Física Médica pela Universidade de Patras (Grécia). Mestrado em Gestão Electrónica de Informação pela Universidade de Sheffield (Reino Unido), tendo efectuado o estágio na Agência Espacial Europeia (IRS – Information Retrieval Service / ESRIN – European Space Reseach Institute).
Foi Gestor de Informação na UNAVE – Associação para a Formação Profissional e Investigação da Universidade de Aveiro, entre 1995 e 1998, fazendo a gestão da execução de projectos de Informática e Gestão Electrónica de Informação, o apoio a iniciativas de Ensino Baseado em Computador e Ensino à Distância, projectos e serviços em Multimédia, sendo responsável pelo Gabinete de Tecnologias da Informação.
Desde 1998 é Especialista de Informática, quadros técnicos da Universidade de Aveiro, tendo sido destacado para os Serviços de Documentação onde exerce o cargo de Gestor de informação e de Administrador do Sistema de Gestão Integrada de Bibliotecas ALEPH, sendo responsável pelo grupo de administradores deste sistema. Como Gestor de Informação tem efectuado, em conjunto com o grupo web / sector de Difusão dos Serviços de Documentação, o desenho e implementação de Sistemas de Gestão do Conhecimento para suporte interno e serviços externos (intra e internet); desenho de várias Bases de Dados e Bibliotecas Digitais, integração de serviços e recursos electrónicos adaptados ao perfil de utilizador (portal web), incluindo sistemas de gestão backoffice (bases de dados, Metadados de Objectos de Aprendizagem, motores de pesquisa na web profunda, sistemas de localização de recursos electrónicos).
Foi membro da Comissão Instaladora da RUBi, Rede Universitária de Biblioteca e Informação, entre Fevereiro de 1998 e Outubro de 1999.

Adicionalmente tem participado como formador de Tecnologias da Informação e Informática em cursos nas áreas da Gestão de Informação, Biblioteconomia e Documentação
.

Fechar Janela