FERNANDA EUNICE FIGUEIREDO

Bibliotecária. Licenciatura em Comunicação Social; Pós-graduação em Ciências Documentais e em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação. Exerce a sua actividade profissional no sector das bibliotecas públicas desde 1987. Tem apresentado comunicações em vários congressos e seminários tanto no país como no estrangeiro, e possui textos publicados sobre bibliotecas públicas. Participou em diversos projectos financiados pela Comunidade Europeia na área das bibliotecas públicas. Integrou o grupo de trabalho que, em 1996, elaborou o Relatório sobre as Bibliotecas Públicas em Portugal.
Coordenou o projecto de criação da Biblioteca Municipal de Palmela, em 1987, no âmbito do Programa Rede Nacional de Bibliotecas Públicas, dirigindo este serviço até 1999, sendo responsável pelo desenho e criação da rede municipal de bibliotecas.
Exerceu funções (2000 / 2002) no Instituto Português do Livro e das Bibliotecas, na Direcção de Serviços de Bibliotecas, tendo sido responsável pelas áreas de comunicação, cooperação e formação, e coordenado o projecto Carta Europeia de Condução em Informática para as bibliotecas públicas.
Coordenou (2002 / 2003) o Projecto Almada Informa, um dos sub-projectos da Câmara Municipal integrado no Projecto Almada Cidade Digital.
Foi Chefe de Divisão de Planeamento e Cooperação (2004 / Abril de 2006) na Direcção de Serviços de Bibliotecas do Instituto Português do Livro e das Bibliotecas, e Chefe de Projecto Rede de Conhecimento das Bibliotecas Públicas, co-financiado pelo Programa Operacional para a Sociedade do Conhecimento.
Actualmente é Directora de Departamento de Bibliotecas e Arquivos da Câmara Municipal de Lisboa.

Fechar Janela