JUDITE MARIA CALADO DAMAS CAVALEIRO PAIXÃO

Licenciada em História, com defesa de tese, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Possui o Curso de Pós-Graduação em Documentação, Biblioteca e Arquivo, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
Possui o Certificado de Aptidão Pedagógica.
Assessora Principal do quadro de pessoal da Direcção-Geral do Tribunal de Contas, exerce as funções de Directora do Arquivo, Biblioteca e Documentação (Directora de Serviços).
Docente nos Cursos de Especialização em Ciências Documentais na Universidade Autónoma de Lisboa Luís de Camões, na Universidade Nova de Lisboa e no Instituto Superior de Línguas e Administração.
Formadora em acções de formação nas áreas de Arquivística, Paleografia e Diplomática. Consultora para a área de arquivo pelo Projecto PRO-AUDIT – Capacitação Institucional do Tribunal Administrativo de Moçambique, apoiado pela Instituição Superior de Controlo da Suécia (RRV) e pelo Tribunal de Contas de Portugal.
Foi Coordenadora da Subcomissão 6 (Normalização de Arquivos) da Comissão Técnica n.º 7 – Organismo de Normalização Sectorial (ONS) para as áreas da Informação e Documentação.
Membro da Comissão Científica do Centro de Estudos de História da Contabilidade da APOTEC e membro do Centro de Estudos Históricos da Universidade Nova de Lisboa. Autora e co-autora de publicações nas áreas histórica, arquivística, paleográfica e arqueológica.
Foi Directora do Arquivo Histórico do Ministério das Finanças e Subdirectora-Geral dos Arquivos Nacionais/ Torre do Tombo.

Fechar Janela