LUCÍLIA MARIA LUÍS FERREIRA RUNA

Lucília Maria Luís Ferreira Runa (Lisboa, 1961). Licenciou-se em História pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, em 1983. Obteve o diploma do Curso de Especialização em Ciências Documentais (opção de Arquivo) da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, em 1990. Frequentou o Stage Technique International d'Archives, promovido e organizado pela Direcção dos Arquivos de França, em 1993.
É técnica superior principal da carreira de técnico superior de arquivo no Instituto dos Arquivos Nacionais/Torre do Tombo, na Direcção de Serviços de Arquivística, onde se encontra desde 1990. Integrou a equipe constituída para a elaboração do Guia Geral dos Fundos Documentais da Torre do Tombo,  v. 1 a 3: Instituições do Antigo Regime, e v. 6: Colecções, arquivos de pessoas singulares, de famílias, de empresas, de associações, de comissões e congressos (1996 a 2000 e 2003 a 2004). Desde 2004 desempenha funções no âmbito do Programa de Normalização da Descrição em Arquivo, sendo membro permanente do Grupo de Trabalho para a Normalização da Descrição em Arquivo desde 2001. Nessa qualidade é co-responsável pela tradução para português das normas de descrição internacionais ISAD (G) 2, ISAAR (CPF) 2 e Orientações para a preparação e apresentação de instrumentos de descrição, bem como pela elaboração e coordenação executiva de Orientações para a descrição arquivística: documentação, da responsabilidade do IAN/TT.

Foi membro correspondente do Comité das Normas de Descrição, do Conselho Internacional de Arquivos, de 2003 a 2004. Foi ainda co-responsável pela Disciplina de Descrição Documental, integrada no Curso de pós-graduação em Bibliotecas Arquivos, e Ciência da Informação da Universidade de Évora, nos anos lectivos de 2003/2004 e 2005/2006.

Fechar Janela