MARIA JOSÉ AMÂNDIO

Maria José Amândio nasceu no Estoril em 1971. Licenciou-se em Geografia, variante de Planeamento e Gestão do Território, em 2003, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Possui o Curso de Especialização em Ciências Documentais, variante de Biblioteca e Documentação, desde 2005, pela Universidade Autónoma de Lisboa.
Desde 1996 que exerce funções na Rede de Bibliotecas Municipais de Oeiras (RBMO), desenvolvendo um conjunto diversificado de projectos na área da Promoção da Leitura, Gestão da Colecção, Tratamento Documental, Serviço de Referência e Serviços Multimédia. Nestes domínios, participou no planeamento de distintos programas e concepção de políticas de gestão, regulamentos, normas e linhas de orientação.
Desde finais de 2003 que coordena os Sectores Multimédia e o Grupo de Trabalho de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) aplicadas a projectos, actividades e serviços da RBMO. Nesta área, tem vindo a gerir, planear e desenvolver projectos inovadores ao nível da informatização de processos e serviços (expansão parque informático, SIGB Millennium e Intranet), bem como no que se refere à valorização e reforço da presença das bibliotecas na Internet (página da CMO, Blog Oeiras a Ler e projecto BiblioNet).
Neste âmbito, organizou e concebeu projectos de candidatura aos financiamentos do POS_Conhecimento, nomeadamente, os projectos de reestruturação e expansão dos Espaços Multimédia da BMOeiras, BMAlgés e do Biblionet - Portal da RBMO. Coordena o Programa Copérnico: programa de promoção de literacias de informação das BMO, organiza e realiza sessões de formação e ferramentas de complementares à aprendizagem. Coordena estágios no domínio das TIC aplicadas às Bibliotecas e Documentação.

Fechar Janela