MARIA JOÃO PIRES DE LIMA

Pós-graduada em Ciências Documentais, opção Arquivo (1987) e licenciada em História (1980) pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP). Possui aproveitamento curricular do Mestrado em História da Idade Média, (1983/1985).
Directora do Arquivo Distrital do Porto (ADP: 1988-1995; 1999-2006), é professora convidada no Curso de Ciências Documentais – Arquivo na Univ. Portucalense desde 2000 e leccionou no mesmo curso na Univ. dos Açores e na Faculdade de Letras da Univ. do Porto, nesta como assistente estagiária (1987-1988). Foi chefe de divisão da Divisão de Arquivos Intermédios do Instituto dos Arquivos Nacionais/Torre do Tombo (IAN/TT: 1997-1999).
Integra e coordena diferentes Grupos de Trabalho do IAN/TT e projectos, nomeadamente para a preparação de propostas de diplomas legais na área dos arquivos; de Normas de Descrição Arquivística; de gestão de documentos; do Programa de Apoio à Rede de Arquivos Municipais - PARAM; da elaboração de um Guia Geral dos Fundos dos Arquivos Distritais. Faz parte do grupo consultivo da PRACE para o IAN/TT. Participa nas equipas responsáveis pelos projectos DigitArq - Produção, Conservação e Gestão de Conteúdos Digitais de Arquivo e CRAV – Consulta Real em Ambiente Virtual, do ADP, e na equipa de projecto do Sistema de Arquivo do IAN/TT - SIARQ.
Integra o corpo redactorial da revista “Memória” do IAN/TT e o conselho científico da revista IN’ CID da Univ. Portucalense e é membro do Conselho Cultural da Fundação Eça de Queiroz, desde 2005 e do Conselho Consultivo do AN/TT (1994-95).

Fechar Janela