VERA MARIA DA SILVA

Licenciatura em História (Universidade Clássica de Lisboa-1978/1981).
Pós-graduação em Ciências Documentais (Universidade Clássica de Lisboa-1983/1985).
Pós-graduação em Gestão de Artes (Instituto Nacional de Administração-1987/1989).


Cargo Actual -
Chefe de Divisão de Biblioteca Municipal e Arquivo Histórico da Câmara Municipal do Seixal.

Cargo Anterior -
Bibliotecária Principal responsável pela Biblioteca Municipal do Seixal e respectivos núcleos.

Experiências Relevantes:

·
       Planificação, implementação e gestão dos equipamentos de Leitura Pública da Câmara Municipal do Seixal, nomeadamente da Biblioteca Central, do Núcleo de Amora, Núcleo de Corroios, Pontos de Acesso da Biblioteca e Bebéteca.
·       Execução do Programa para a construção da Biblioteca Municipal do Seixal (1987), documento de base para o projecto de concepção da Biblioteca, proposto e seleccionado ao Programa Rede de Leitura Pública do Instituto Português do Livro e da Leitura e, posteriormente, editado por aquela instituição.
·
       Organização e coordenação de vários projectos formativos, informativos e de animação e divulgação cultural.
·
       Monitoria de módulos de Gestão, Serviço de Referência, Serviços ao Utilizador e Animação em Cursos de Formação de Técnicos-adjuntos de BAD ministrados pela Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas: Introdução às Ciências Documentais (1987); O Utilizador da Informação (1988); Serviço de Referência (1988); Difusão da Informação (1991); Gestão da Informação (1991); Animação em Biblioteca (1997 e 1999).
·       Diversas comunicações editadas no âmbito de Congressos e Encontros Profissionais e produção de alguns artigos sobre a Leitura Pública e edição de catálogos; co-autora de várias edições promovidas pela associação de Municípios do Distrito de Setúbal.
·       Concepção dos projectos “Passa a Palavra” (em co-autoria), “BiblioDOMUS”, “Dar de Volta”, “Direitos por Direito?” e “Seixal Qu@lifica” (em desenvolvimento).

Fechar Janela