BAD ON-LINE - Barra de topo


bad on-line > Edições > Apresentação de Livro .

 

Edições - Monografias

APRESENTAÇÃO DO LIVRO "REGRAS DE CATALOGAÇÃO"


A BAD tem o prazer de vos convidar para a apresentação do livro "Regras de Catalogação: descrição e acesso de recursos bibliográficos nas bibliotecas de língua portuguesa" com concepção e redacção de José Carlos Sottomayor

O livro
Redactor
Apresentação do livro
Inscrição
Venda de livros

 


 

O LIVRO

Regras de catalogação : descrição e acesso de recursos bibliográficos nas bibliotecas de língua portuguesa / concepção e redacção José Carlos Sottomayor. Lisboa : BAD – Associação Portuguesa de Bibliotecários Arquivistas e Documentalistas, 2008. 1075 p. ISBN 978-972-9067-38-9

Mais de 20 anos passaram desde que, em 1984, foi editado (pelo então Departamento de Bibliotecas, Arquivos e Serviços de Documentação do Instituto Português do Património Cultural) o primeiro volume das Regras Portuguesas de Catalogação. A publicação deveria ter sido continuada em dois outros volumes, dedicados a outros suportes documentais. 

A evolução dos princípios catalográficos internacionais, a possibilidade de acesso informático a bases de dados e de partilha de registos em tempo real vieram tornar evidente a necessidade de regras de catalogação adequadas à nova realidade e assentes em normas aceites pela comunidade internacional de profissionais de documentação e informação. 

A obra que a BAD se orgulha, neste momento, de editar, apresenta-se como um código normativo completo e actual, em conformidade com os princípios internacionalmente consagrados. Apresenta-se dividida em duas parte: a primeira inclui a descrição bibliográfica para os diferentes tipos de recursos (livros, panfletos e folhas impressas; materiais cartográficos; manuscritos; música; registos sonoros; filmes e registos vídeo; materiais gráficos; recursos electrónicos; artefactos tridimensionais e realia; microformas; recursos contínuos; analíticos); a segunda trata das entradas principais e secundárias para nomes de pessoas, colectividades, famílias, títulos uniformes e entradas remissivas. Surge ainda complementada por cinco anexos (uso de maiúsculas; abreviaturas; numerais; artigos iniciais; glossário), e com um índice remissivo que torna mais fácil a consulta das mais de 1000 páginas.

Leia ainda a apresentação feita nas 10.ªs Jornadas Porbase – Normalização bibliográfica.

REDACTOR

O redactor, José Carlos Sottomayor, é bibliotecário do Centro de Estudos Judiciários, função que tem vindo a conciliar com a docência em cursos profissionais e de especialização em Ciências da Informação e Documentação. Contou com a colaboração de especialistas convidadas, nomeadamente Adelaide Abrantes, Ana Cristina Brissos, Fátima Lopes, Fernanda Campos e Gina Rafael.

Apresentação DO LIVRO

A BAD convida todos a estarem presentes na apresentação da obra, que terá lugar no Arquivo Distrital do Porto, no próximo dia 27 de Junho, pelas 17.30 horas.
Entrada gratuita mediante inscrição.
Entrega de um certificado de presença aos participantes.

A sessão de apresentação contará com as intervenções do presidente da BAD, o Dr. António José de Pina Falcão, da Presidente da Delegação Regional da BAD da Zona Norte, a Dr.ª Jacinta Maciel, e do Dr. José Carlos Sottomayor.

Seguir-se-á a apresentação de uma comunicação, pela Dra. Fernanda Campos, sobre os caminhos da catalogação.

INSCRIÇÃO


Evento:    

Data do Seminário / Curso:    

Nome:  

Local de Trabalho:

Número de Associado:

Telefone:     E-mail:  

Pretende adquirir o livro?:   Sim     Quantos exemplares:    
                                                 
Não      

       

Campos Obrigatórios 

VENDA DE LIVROS

No dia da apresentação do livro "As Regras de catalogação : descrição e acesso de recursos bibliográficos nas bibliotecas de língua portuguesa", dia 27 de Junho, a BAD oferece um desconto de 5,00 euros no preço de capa.
Assim, o preço será de 35,00 euros para os associados e de 45,00 euros para o público geral.

Após esta data, o preço de venda será de 40,00 euros para associados da BAD e de 50,00 euros para o público em geral.

Separador final

Simbolo de acessibilidade
© APBAD 2004  |  Actualizada em 13-09-2010