BAD ON-LINE - Barra de topo


bad on-line > Edições > Prémio Raúl Proença .

Edições


Com o apoio da

 

Prémio Raúl Proença - EDIÇÃO 2006 

                                 

Entrega do Prémio

Decorreu no passado dia 16 de Janeiro a entrega do Prémio Raul Proença 2006, edição que premiou o trabalho da Prof.ª Fernanda Ribeiro, Para o estudo do paradigma patrimonialista e custodial: a Inspecção das Bibliotecas e Arquivos e o contributo de António Ferrão (1887-1965). 

A cerimónia teve lugar na cidade de Braga, no Salão Nobre do Museu Nogueira da Silva. Foram oradores o Dr. António Pina Falcão (Presidente da BAD), a Prof. Doutora Paula Morão (Directora da Direcção Geral do Livro e das Bibliotecas), o Dr. Henrique Barreto Nunes (Director da Biblioteca Pública de Braga), o Prof. Doutor Norberto Cunha (Professor Catedrático aposentado da Universidade do Minho, e prefaciador da obra, entretanto publicada pela Afrontamento), e o Prof. Doutor José Viriato Capela (Presidente do Conselho Cultural da Universidade do Minho). 

A autora, associada da BAD desde 1981, é licenciada em História pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (1980), e obteve o diploma do Curso de Bibliotecário-Arquivista da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (1982). Doutorou-se em 1999, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, com a tese O acesso à informação nos Arquivos, editada em 2003 pela Fundação Calouste Gulbenkian.

É actualmente professora auxiliar da secção Autónoma de Jornalismo e Ciências da Comunicação da Faculdade de Letras da Universidade do Porto e, desde 2003, directora do Curso de Licenciatura em Ciências da Informação.  

Foi bibliotecária da Biblioteca Municipal de Vila Nova de Famalicão, arquivista no Arquivo Histórico Municipal do Porto, e publicou, em Portugal e no estrangeiro, cerca de 60 trabalhos na área da Arquivística e da Ciência da Informação. Nos últimos anos, tem dedicado particular atenção às questões da formação em Ciência da Informação. 

A escolha da cidade de Braga para realização da sessão de atribuição do Prémio prendeu-se com a estreita ligação que a autora tem com a cidade, onde terminou o curso liceal, e onde decidiu o seu percurso académico e profissional, na sequência do serviço cívico estudantil que prestou na Biblioteca Pública de Braga. 

O Prémio Raul Proença, criado por ocasião das comemorações dos 25 anos da BAD, distingue trabalhos inéditos na área da Biblioteconomia, Arquivística e Ciência da Informação, e consiste num prémio pecuniário no valor de 2500 euros. Fernanda Ribeiro havia já recebido este galardão, na edição de 1998, com o trabalho Arquivística: teoria e prática de uma ciência da informação, em colaboração com Armando Malheiro da Silva, Júlio Sousa Ramos e Manuel Luís Real (publicado pela Afrontamento em 1999). 

Este trabalho, que o Prof. Doutor Norberto Cunha considerou "o mais notável contributo, até hoje escrito em língua portuguesa, para o conhecimento histórico das bibliotecas e arquivos portugueses, entre os anos referidos", proporciona uma abordagem, profusamente documentada, das concepções e perspectivas nacionais sobre bibliotecas e arquivos, sob um paradigma custodial, patrimonialista, historicista e tecnicista, colocando a descoberto a intemporalidade de certas questões. Durante a sessão, a autora deixou no ar a possibilidade da continuidade deste estudo, que permita o contraponto com o novo paradigma, pós-custodial, informacional e científico. 

A recente edição da obra pela Afrontamento teve o apoio da BAD, que disponiliza, nos habituais locais de venda, exemplares a preço especial para associados: 10,80 euros. O preço para não associados é de 18,00 euros.

Comunicação do Presidente da BAD, Dr. António Pina Falcão

 

Separador final

Simbolo de acessibilidade
© APBAD 2004  |  Actualizada em 13-09-2010